Bolsas

Câmbio

Grécia e seus credores chegam a acordo preliminar para fechar avaliação

Atenas, 2 mai (EFE).- A Grécia e seus credores chegaram nesta terça-feira, após uma maratona de negociações, um "acordo técnico preliminar" destinado a fechar a segunda avaliação do programa de resgate, anunciou o ministro de Finanças grego, Euclides Tsakalotos.

"Há fumaça branca, chegamos a um acordo sobre todos os temas", disse Tsakalotos, na saída da última rodada de encontros, que durou quase 12 horas.

O ministro destacou que este acordo é o primeiro passo para chegar a um acordo técnico e disse que ficou pendente a negociação sobre a sustentabilidade e eventual alívio da dívida grega, que serão discutidos quando a meta do superávit for definida a partir de 2018.

Entre outras questões, as duas partes chegaram a acordos sobre os cortes de pensões, a criação do superfundo de privatizações e a aplicação de medidas e contramedidas.

Tsakalotos reconheceu que com alguns pontos do acordo estão "mais contentes e com outros menos", e observou como positivo que Grécia não terá que aplicar medidas adicionais em 2018 e que algumas empresas ficarão de fora do superfundo de privatizações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos