Bolsas

Câmbio

Guterres: "Precisamos que líderes defendam a imprensa livre"

Nações Unidas, 3 mai (EFE). - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, lançou uma mensagem e defendeu que o mundo precisa de "líderes que defendam a imprensa livre" para "combater a atual (tendência à) desinformação".

No texto pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado nesta quarta-feira, ele destacou a importância de que defender o "direito à verdade" e pediu o "fim de todo o tipo de repressão contra jornalistas".

"Quando protegemos jornalistas, suas palavras e imagens, eles podem mudar o mundo", afirmou.

E destacou que é especialmente importante defender "jornalistas vão aos lugares mais perigosos para dar voz aos que não têm voz".

"Profissionais da mídia são vítimas de difamação, abuso sexual, detenção, agressões e chegam até mesmo a morrer em serviço", alertou o secretário-geral.

A ONU organizou uma série de atividades para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e os principais atos acontecem este ano em Jacarta (Indonésia).

Em sua sede, em Nova York, a ONU acolherá hoje um debate sobre a segurança das jornalistas em zonas de conflito e amanhã acontecerá um fórum para analisar o papel dos meios de comunicação no avanço da paz e na luta contra o extremismo violento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos