IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ferramentas tecnológicas impulsionam novas plataformas e incentivam educação

09/05/2017 12h07

São Paulo, 9 mai (EFE).- As ferramentas oferecidas pela tecnologia impulsionam nova plataformas de ensino e incentivam os alunos para uma melhor compreensão dos estudos, indicaram nesta terça-feira especialistas do setor que se reunirão no fim do mês em uma feira tecnológica em São Paulo.

"Estamos em um processo de transição para a adoção de novas tecnologias. A maior barreira é a falta de conhecimento sobre como aproveitar a 'internet das coisas' para melhorar a qualidade do ensino", afirmou Carlos Delmarco, consultor em tecnologia corporativa e educacional.

"Muitas instituições estão fazendo aulas experimentais e este é um bom caminho", completou o consultor.

A utilização de telas, computadores e tablets já não é mais uma escolha. Os equipamentos fazem parte da rotina de escolas cada vez mais conectadas com o mundo, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido nesta questão, de acordo com os especialistas.

Em 2013, a Unesco sugeriu que os países adotem políticas para a utilizar para a utilização das ferramentas tecnológicas no sistema educacional, inclusive porque permite superar "barreiras físicas", quando o aluno não pode ir de forma presencial às aulas, indicou Cristian Miranda, diretor-geral da Business Com.

Um estudo da Universidade de British Columbia, nos Estados Unidos, indicou que a chamada "aula invertida", na qual o aluno estuda em casa e vai ao colégio para esclarecer dúvidas com os professores, aumentou em 20% a presença e em 40% a participação dos estudantes de física.

"A capacitação dos educadores e as simplificações do uso de tecnologia farão a diferença no futuro para o segmento educacional", avaliou Leandro Cozzi, coordenador de Tecnologia da Informação do Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo.

As novidades das ferramentas para a aprendizagem serão expostas na TecnoMultimídia InfoComm Brasil, principal feira do país da indústria de áudio, vídeo, iluminação e sistemas integrados que será realizada entre 23 e 25 de maio em São Paulo.

No evento, que reunirá diversos profissionais e expositores desses setores, também será apresentada como novidade os equipamentos de áudio coloridos para atender as exigências do mercado, cada vez mais interessado na estética e no design, e que quer expor antes autofalantes que ficavam escondidos nos cantos.

Essa gama de caixas de áudio coloridas pode complementar o trabalho de projetistas e arquitetos, como indica João Yazbek, diretor da ATT Áudio.

A iluminação é outro dos segmentos que ganha força na indústria, também fazendo parte do trabalho complementar de projetistas e arquitetos com o uso do LED e do laser, ressalta Aleksander Gama, diretor técnico da Apple Produções.