IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em pregão turbulento, Ibovespa fecha em forte baixa de 8,8%

18/05/2017 17h42

São Paulo, 18 mai (EFE).- O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou nesta quinta-feira em forte baixa de 8,8%, aos 61.597,06 pontos, em um turbulento pregão após a delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, segundo a qual o presidente Michel Temer deu apoio à compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB) e do operador Lúcio Funaro, ambos presos na operação Lava Jato.

Devido à instabilidade nos mercados, a bolsa chegou a interromper as operações durante a manhã, ativando o mecanismo chamado 'circuit breaker' durante meia hora após o Ibovespa despencar 10%, algo que não acontecia desde 2008, na época motivado pela crise econômica global com a quebra do banco de investimentos americano Lehman Brothers.

No mercado de câmbio, também fortemente influenciado pelo abalo no governo Temer, o dólar comercial disparou 8,15% e fechou cotado a R$ 3,382 para compra e R$ 3,389 para venda.

Para tentar impedir uma queda ainda maior da moeda americana, o Banco Central fez hoje quatro - ao invés de um - leilões de swap cambial, uma operação que equivale à venda futura de dólares.