IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Multado, Facebook diz que agiu "de boa fé" e que erros não foram intencionais

18/05/2017 07h00

Bruxelas, 18 mai (EFE).- A rede social Facebook afirmou nesta quinta-feira que a empresa agiu "de boa fé", disse que seus "erros" não foram "intencionais" e que tentou "fornecer informações precisas a todo momento" para Comissão Europeia (CE), que lhe impôs hoje uma multa de 110 milhões de euros.

"Nós agimos de boa fé desde o início de nossa interação com a CE e tratamos de fornecer as informações corretas em todo instante", afirmou um porta-voz da rede social, através de um comunicado.

Ele acrescentou que os "erros" cometidos em 2014 nas solicitações enviadas à CE "não foram intencionais" e que "a CE confirmou que não afetou o resultado da avaliação da aquisição".

"O anúncio de hoje põe fim a este assunto", concluiu o porta-voz.

A CE multou hoje, em 110 milhões de euros, o Facebook por fornecer informações "incorretas e enganosas" durante a investigação aberta em 2014, pela aquisição da aplicativo de mensagem WhatsApp.

A CE argumenta que quando o Facebook notificou a aquisição do WhatsApp, em 2014, a empresa informou de que "não estaria em posição de estabelecer de forma confiável a correspondência automática entre os usuários do Facebook e WhatsApp".

No entanto, em agosto de 2016, o WhatsApp anunciou uma atualização de suas condições e de sua política de confidencialidade, incluindo a possibilidade de associar números de telefone dos usuários do aplicativo a seus perfis do Facebook.

Em dezembro, a CE explicou ao Facebook sua preocupação e identificou que, ao contrário ao do que a empresa tinha declarado em 2014, a possibilidade técnica de conectar as identidades dos usuários em Facebook e WhatsApp já existia e que os funcionários da rede social sabiam desta possibilidade.