Ativistas protestam no Chile contra Monsanto e sementes transgênicas
Organizações sociais e ecologistas foram às ruas do Chile neste sábado (20) para protestar contra os perigos para a saúde humana e o meio ambiente provocados pelo uso de sementes transgênicas e agrotóxicos por parte da multinacional Monsanto no país e no restante do mundo.
Dezenas de pessoas participaram da manifestação no centro da capital chilena, convocada pelo Coletivo Ecológico em Ação e apoiada por diversas organizações do país. Os manifestantes afirmam que a Monsanto promove uma política agressiva e expansionista que põe em risco a autonomia alimentar e os cultivos tradicionais.
O Chile tentou aprovar há anos no Congresso uma lei para regular os direitos sobre a produção de sementes, mas a iniciativa não avançou por pressões sociais e de produtores, que lutam contra a privatização desse setor da agricultura.
"A lei Monsanto está arquivada atualmente no Ministério da Agricultura, mas constitui um perigo latente já que poderia ser aprovada a qualquer momento devido à pressão da agroindústria", disse
A organização acredita que o principal risco é a eventual reativação do Tratado Transpacífico, porque o acordo obrigaria o Chile a ratificar um convênio para privatizar as sementes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.