IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Começa duelo entre melhor jogador de go do mundo e Google AlphaGo

23/05/2017 02h40

Wuzhen (China), 23 mai (EFE).- O esperado duelo entre AlphaGo, a inteligência artificial desenvolvida pelo Google para jogar go, e Ke Jie, considerado o melhor jogador do mundo desta disciplina, começou nesta terça-feira no Centro de Convenções de Wuzhen, no leste da China.

Ke, com fichas pretas, e AlphaGo, com as brancas, começaram a jogar por volta das 10h30 (horário local, 23h30 de segunda-feira em Brasília) a primeira das três partidas que disputarão esta semana, e que serão transmitidas ao vivo via YouTube.

Ke, de apenas 19 anos e desde o começo extremadamente concentrado no duelo, decidiu travar a batalha inicial no canto inferior direito do tabuleiro.

Ambos dispõem de três horas cada um para pensar as suas jogadas, e nos primeiros lances do jogo AlphaGo joga com maior rapidez, já que após os primeiros 15 movimentos Ke consumiu mais de 40 minutos do seu relógio, contra apenas 13 da inteligência artificial do Google.

Na abertura deste esperado evento no mundo científico e tecnológico estava o presidente do Google, Eric Schmidt.

Schmidt, que tenta conseguir que o Google possa voltar a oferecer serviços de busca na China - onde o seu popular motor de busca está bloqueado desde 2010 -, assegurou que o rápido desenvolvimento da inteligência artificial no go, o jogo mais complexo do mundo, antecipa que esse setor da tecnologia vai dar grandes passos.

Demis Hassabis, chefe da equipe Google DeepMind que começou a projetar o AlphaGo em 2014, disse na inauguração do evento que as partidas desta semana "são algo mais que uma competição".

Sob o seu ponto de vista são mais "um exame para o jogo mais belo e perfeito do mundo, com mais posições possíveis do que átomos no universo".

O AlphaGo já conseguiu no go, um jogo com mais de 2.500 anos de antiguidade e originado na China, desenvolver novos movimentos que na opinião de Hassabis, antigo menino prodígio do xadrez, "desafiam milênios de sabedoria tradicional" e ainda pode continuar crescendo.

A versão jogada contra Ke Jie, de fato, é uma melhora da que derrotou em 2015, por 5 a 0, o jogador de origem chinesa estabelecido na França Fan Hui, campeão da Europa (também presente hoje em Wuzhen) e que em 2016 ganhou por 4 a 1 do sul-coreano Lee Sedol, 18 vezes campeão mundial.