IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Opep e outros grandes produtores de petróleo ampliam corte até março de 2018

25/05/2017 14h46

Viena, 25 mai (EFE).- A Opep e outros grandes produtores de petróleo, como a Rússia, decidiram nesta quinta-feira em Viena prolongar por nove meses, até março de 2018, o corte de seus fornecimentos que está em vigor no primeiro semestre de 2017.

O ministro do Petróleo do Irã, Biyan Namdar Zanganeh, informou sobre a decisão a um grupo de jornalistas após a reunião entre representantes dos 14 membros da Opep e de outros 10 grandes produtores.

A decisão era a esperada, já que, às vésperas da reunião, a maioria dos ministros e os delegados estava mais decidida por uma extensão do acordo até março de 2018.

Os ministros justificaram a necessidade de prolongar o corte para conseguir diminuir os estoques nos países consumidores, que estão acima do número médio dos últimos cinco anos.

Os grandes produtores se comprometeram em dezembro a retirar do mercado desde 1º de janeiro deste ano 1,8 milhão de barris diários (mbd) do mercado, cerca de 2% da produção mundial, com o objetivo de reduzir o excesso de oferta que pressionava os preços para baixo.

Mas o efeito da redução sofreu resistência em parte pelo forte aumento das extrações de petróleo de xisto nos Estados Unidos e pelo alto nível das reservas armazenadas.

"O objetivo de acelerar o equilíbrio do mercado foi conseguido de forma parcial, e o mercado está a caminho de se recuperar", afirmou o ministro de Petróleo da Arábia Saudita e atual presidente da Opep, Khalid al-Falih.

"A queda dos estoques começou, e espero que esta tendência se acelere quando entrarmos na temporada de alta demanda (de petróleo)", acrescentou Falih em referência ao período de férias no hemisfério norte.

O presidente da Opep, porém, alertou que "para levar os estoques ao nível médio dos últimos cinco anos, ainda é preciso fazer mais". EFE

wr-ll/id