Bolsas

Câmbio

Governo russo aprova lançamento do satélite espanhol Amazonas-5

Moscou, 27 mai (EFE).- O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, aprovou neste sábado o lançamento do satélite de comunicações espanhol Amazonas-5 na cidade de Baikonur, no Cazaquistão.

O Amazonas-5, do grupo espanhol Hispasat e cujo lançamento está previsto ainda para este semestre, oferecerá serviços nos âmbitos da televisão e da telefonia e cobrirá os territórios das Américas do Sul e Central. De acordo com a imprensa local, os especialistas espanhóis terão facilidades de acesso para manter contato com o satélite e também contarão com a colaboração dos especialistas do Ministério de Defesa da Rússia.

Este é um satélite de órbita alta, localizada a 36 mil quilômetros da Terra e é percebido como um ponto fixo no céu já que gira ao mesmo tempo em que a Terra.

A Hispasat assinou um contrato com a corporação russo-americana International Launch Services (ILS), uma companhia com sede nos Estados Unidos e que tem os direitos exclusivos para a exploração comercial dos foguetes "Próton", a bordo do qual será lançado o satélite espanhol. Essa será a segunda vez que o operador espanhol usa os serviços da ILS para lançar um dos seus satélites. Em 2014, um "Próton" levou ao espaço o primeiro aparelho da séria Amazonas. EFE

io-aep/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos