Bolsas

Câmbio

Putin afirma que economia da Rússia está se recuperando

São Petersburgo (Rússia), 1 jun (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que a economia russa está se recuperando e que o país está se acostumando a conviver com os baixos preços do petróleo, seu principal produto de exportação.

"Estamos melhor, isso é claro. No ano passado conseguimos nos estabilizar, e estamos nos acostumando a conviver com os preços baixos do petróleo", disse o chefe do Kremlin em uma entrevista com os presidentes de dez grandes agências internacionais de notícias, entre elas a Agência Efe.

Putin destacou que a Rússia está trabalhando na diversificação de sua economia, como revela o crescimento de produtos com valor agregado.

"O PIB começou a crescer 0,3% no último trimestre do ano passado. Neste ano, constatamos um crescimento do consumo de recursos energéticos e do transporte em 0,5%", disse o presidente russo.

Putin comentou que, "na realidade, nada mudou com as sanções", em alusão às restrições econômicas e financeiras impostas à Rússia pela anexação da Crimeia e o conflito no leste da Ucrânia.

"A economia russa está se recuperando. O investimento estrangeiro aumentou em cinco vezes no ano passado, ajudando a balança comercial a atingir um superávit", acrescentou o chefe de Estado.

O governante ressaltou que a taxa de inflação de 4,6% que o país apresenta é "a mais baixa na história da Rússia moderna" e o desemprego, de 5,2%, é "muito menor que o de muitos países europeus".

"Estamos construindo aos poucos uma rede de incentivos para apoiar nossa economia", disse Putin, que anunciou que amanhã apresentará estes e outros números na sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos