Bolsas

Câmbio

Trump pedirá privatização de controle aéreo na próxima semana

Washington, 3 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende dedicar a próxima semana às infraestruturas, começando por uma proposta para privatizar as funções federais de controle de tráfego aéreo, informou neste sábado a Casa Branca.

A iniciativa sugere que a Administração Federal de Aviação (FAA) mantenha os seus trabalhos de supervisão do transporte aéreo, mas deixe de realizar trabalhos de controle do tráfego e essa tarefa passe a uma corporação sem fins lucrativos, segundo um comunicado da residência presidencial americana.

Uma legislação similar apresentada por um congressista republicano jamais foi aprovada pelo Senado, onde persistem as dúvidas sobre a possibilidade de que uma privatização eleve os preços das passagens aéreas e afete a segurança nacional.

Trump também espera pôr no centro do debate político, centrado agora na interferência russa nas últimas eleições presidenciais e na saída do Acordo de Paris sobre mudança climática, propostas para aumentar os investimentos em infraestruturas.

Entre outras coisas, a Casa Branca proporá a aceleração da aprovação da construção de novas estradas e pontes.

Durante a semana, Trump também pretende apresentar sua visão sobre a modernização de infraestruturas em um evento no rio Ohio, em que também detalhará os seus planos para melhorar o tráfego fluvial nos Estados Unidos.

Trump propôs gastar US$ 200 bilhões em dez anos em projetos de modernização de infraestruturas e atrair também mais de US$ 1 trilhão do setor privado e dos estados em investimentos.

No entanto, o governo de Trump, que recentemente apresentou seu orçamento para 2018, não deu detalhes sobre esses investimentos.

O governante não tem garantido que seu orçamento consiga o apoio do Congresso, apesar de estar dominado pelos republicanos, devido às reticências no Senado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos