Bolsas

Câmbio

Em fórum da OCDE, Meirelles destaca comprometimento do Brasil com abertura

Paris, 7 jun (EFE).- O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, destacou nesta quarta-feira, em Paris, o compromisso do Brasil com a abertura ao exterior nas áreas de comércio e investimentos, com a intenção de aproveitar melhor os frutos da globalização.

Meirelles, que participou do fórum anual da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), na capital francesa, declarou que durante muito tempo o país adotou medidas protecionistas, o que o impedia de obter todos os benefícios da globalização.

Agora, segundo o ministro, o Brasil "está comprometido com a abertura", mas também com uma série de reformas para melhorar sua produtividade.

Como prova dessa disposição de abertura, Meirelles citou as negociações comerciais que o país faz com diversos parceiros e a vontade de ingressar na OCDE. Na semana passada, o Brasil formalizou um pedido de adesão, que deve ser avaliado durante a reunião ministerial da organização, realizada hoje e amanhã.

Meirelles, que participou de uma mesa redonda com ministros de Suécia, Austrália, Índia e Dinamarca, falou sobre as reformas trabalhistas que o governo está tentando realizar, alegando que, paralelamente, elas incluem medidas de proteção social.

Em seu relatório semestral de perspectivas divulgado hoje, a OCDE alertou que a ainda tímida recuperação da economia brasileira em 2017 está sendo ameaçada pela incerteza política no país.

Analistas da organização - que reúne 35 países considerados desenvolvidos - calculam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil subirá 0,7% em 2017 e 1,6% em 2018, após ter caído 3,8% e 3,6% em 2015 e 2016, respectivamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos