Bolsas

Câmbio

Conferência de Segurança Nuclear debate sobre proliferação de armas atômicas

Madri, 8 jun (EFE).- A Conferência sobre Segurança Nuclear começou nesta quinta-feira com o objetivo de debater a ameaça da proliferação de armas atômicas e possíveis soluções para o problema.

"É uma tema preocupante. Temos que nos unir, nos unir como uma só voz para pressionar os que têm armas nucleares para acabar com esse perigo para sempre", disse Erlan Idrissov, ex-ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, durante o evento.

O diplomata cazaque, atualmente embaixador do país no Reino Unido, expressava a opinião de seu país, um dos líderes no movimento para banir as armas atômicas. "Somos um país jovem, de só 25 anos, mas, no momento da independência, em 1992, éramos a quarta potência nuclear mundial", explicou Idrissov.

"Mas destruímos nossa infraestrutura de armas nucleares e os locais de testes. Fomos a primeira potência ex-União Soviética a destruir o maior local de testes nucleares", afirmou, se referindo a Semipalatinsk, a principal instalação do tipo.

Durante a conferência também foi abordada a situação do Banco de Urânio Enriquecido (LEU, na sigla em inglês), uma infraestrutura que fica no Cazaquistão e que pertence à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"O banco do LEU é um bom exemplo de como o Cazaquistão pode ajudar a administrar esse problema. É uma ferramenta importante, um passo prático para garantir que o mundo está um pouco mais a salvo da ameaça nuclear", disse Idrissov.

O banco do LEU pretende proporcionar uma reserva de combustível para ser colocado à disposição dos países-membros da AIEA, a preços de mercado, como último recurso caso eles não sejam capazes de obter urânio enriquecido para a geração de energia no mercado mundial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos