IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ONU pede aceleração em transição para energia limpa durante Expo Astana 2017

13/06/2017 12h00

Astana, 13 jun (EFE).- A ONU pediu nesta terça-feira aos governos, empresas e cidades de todo o mundo que acelerem a transição para a energia limpa durante a abertura de seu pavilhão na Expo Astana 2017, celebrada sob a lema "A energia do futuro".

"A transformação do setor energético é fundamental para que os países alcancem os seus objetivos e metas de clima e desenvolvimento", disse Cihan Sultanoglu, comissário-geral da ONU para a Expo.

"Necessitamos manter, fortalecer e apoiar a transição de todas as maneiras possíveis", acrescentou.

A ONU mostra na Expo a importância de garantir o acesso universal à energia, as melhores práticas mundiais na redução das emissões de CO2, a economia ecológica e a adaptação de tecnologias inovadoras.

"Espero que a Expo promova diálogos entre governos, cientistas do clima e engenheiros para encontrar soluções práticas para gerar energia ao mesmo tempo que se reduzem as emissões de gases de efeito estufa", disse Sultanoglu.

No pavilhão da ONU, os visitantes podem operar um modelo de planta micro-hídrica ou mergulhar no Atlas de energia solar do Cazaquistão.

Uma instalação à parte mostrará como funciona a rega de oásis, que ajuda a fornecer água a regiões áridas usando energia solar e eólica.