IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EDF EN compra 80% de projeto de parque de geração de energia solar em MG

19/06/2017 09h49

Paris, 19 jun (EFE).- A companhia elétrica francesa Electricité de France (EDF) criará no sudeste do Brasil um novo parque de energia solar fotovoltaica com capacidade para gerar 115 megawatts, com contrato de exploração por 20 anos, anunciou nesta segunda-feira em comunicado.

A filial de energias renováveis - EDF EN - adquiriu da Canadian Solar 80% do projeto de Pirapora II por um montante não divulgado.

Está previsto que a planta comece a funcionar no primeiro semestre de 2018.

Este parque se unirá ao de Pirapora I, com capacidade para 191 megawatts, também em construção, que a EDF adquiriu da empresa canadense e com o qual disporá igualmente de um contrato de exploração de 20 anos.

A energia solar gerada pelas duas plantas, situadas no estado de Minas Gerais, representará o consumo elétrico de 323 mil lares, segundo a companhia francesa.

Estas futuras centrais "confirmam as fortes ambições do grupo no Brasil", um país com uma "necessidade energética crescente" e que representa "um mercado importante", assegurou o diretor-geral da EDF EM, Antoine Cahuzac.

No total, a filial de energia renovável conta no Brasil com uma carteira de projetos com capacidade para gerar 489 megawatts, dos quais 183 correspondem a dois parques eólicos e 306 à energia solar.

A companhia elétrica já oficializou em outubro do ano passado projetos fotovoltaicos por um total de 648 megawatts no Brasil, Chile e México.