IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chile se torna 1º país da região em rede de inovação mais importante do mundo

22/06/2017 15h42

Santiago do Chile, 22 jun (EFE).- O Chile anunciou nesta quinta-feira a entrada na Rede Eureka, o grupo mais importante de pesquisa, desenvolvimento e inovação do mundo, se tornando o primeiro país latino-americano a fazer parte da iniciativa europeia.

"Que o Chile seja o primeiro país latino-americano a entrar na Rede Eureka é uma reafirmação da importância estratégica que damos ao país", afirmou em uma cerimônia a embaixadora e chefe da delegação da União Europeia no Chile, Stella Zervoudaki.

A incorporação do Chile como país associado do projeto acontecerá no próximo dia 30 de junho, com assinatura em Madri do ministro de Economia do país, Luis Felipe Céspedes, e permitirá que os empreendedores chilenos possam financiar iniciativas inovadoras.

Céspedes indicou que durante o governo da presidente Michelle Bachelet os recursos de apoio aos empreendedores cresceu mais de 55%. "Todos aqueles que têm boas ideias poderão ser beneficiados", afirmou o ministro chileno no evento.

"Com apoio da Rede Eureka poderemos financiar aproximadamente 30 projetos ao ano. Deverá haver uma solicitação conjunta de empresas, órgãos de pesquisa e desenvolvimento, que assim receberão subsídios", explicou Céspedes.

"A única forma que temos para nos desenvolver como pais é, exatamente, desempenhando um papel forte por parte do Estado, mas não de substituição da iniciativa privada, mas sim gerando condições para que ela se desenvolva", afirmou.

"Sem infraestrutura, os países não se desenvolvem, e a inovação requer infraestrutura", concluiu o ministro.

Nos 30 anos de existência da Rede Eureka foram investidos 36 bilhões de euros no desenvolvimento de projetos em 11.300 pequenas e médias empresas, 3.800 universidades, 3.900 centros de pesquisas e 7.300 grandes empresas.

Segundo o Índice Mundial de Inovação da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), o Chile é a economia latino-americana mais inovadora e a 46ª das 127 economias avaliadas em um ranking mundial liderado por Suíça, Suécia e Holanda.