IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo diz que Uruguai é destino de investimentos ímpar para empresas da UE

22/06/2017 06h10

Montevidéu, 21 jun (EFE).- O Uruguai se posiciona na América Latina como um destino de investimentos em serviços "únicos" por parte de companhias europeias, devido ao seu sistema tributário atrativo e a seus recursos humanos de qualidade.

A posição foi defendida nesta quarta-feira no I Fórum de Investimento Europeu no Uruguai pelo vice-ministro de Economia, Pablo Ferreri, que destacou que o país "dá incentivos" à instalação de empresas europeias e estrangeiras.

O vice-ministro disse que um aspecto central nesse sentido é a "força e garantias social, jurídica e política" que o país oferece aos estrangeiros, o que representa um fator diferencial "muito forte" a respeito de outras nações latino-americanas.

"O que torna o Uruguai atrativao tem a ver com sua pequena dimensão, o que dá uma proximidade e celeridade nos processos e nos contatos", apontou.

Ferreri destacou o crescimento que o Uruguai teve quanto à sua oferta de serviços globais, já que passou de gerar US$ 500 milhões na década de 80 para mais de US$ 4 bilhões atualmente

Além disso, el destacou que o país tem uma plataforma tecnológica que é "a mais desenvolvida e avançada" da América Latina.

A respeito da legislação trabalhista do país, aspecto colocado pelos diretores de empresas europeias que participaram de um dos painéis do fórum junto com o vice-ministro como uma possível "impedimento" na hora de instalar suas companhias no país, Ferreri destacou que estão prevstas remodelações.

"Há atualmente um projeto de lei a estudo do parlamento onde se prevê gerar condições que deem mais atrativos ou gerem melhores condições para investimentos estrangeiros no Uruguai", declartou.

"Entendemos que todos estes fatores geram um ambiente e um marco geral que torna nosso país único na região, e isso explica por que tantas empresas de tão alto nível, europeias e de outros lugares, escolhem o Uruguai para investir em serviços", concluiu.