Bolsas

Câmbio

Madri acolhe encontro para revisar negociações entre UE e Mercosul

Madri, 2 jul (EFE).- Madri acolherá na segunda-feira um encontro entre representantes da União Europeia e países do Mercosul, que permitirá conhecer de primeira mão a evolução das negociações entre as partes.

A Casa da América de Madri será palco de um seminário com a presença da comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmström e os ministros de Exteriores da Argentina, Jorge Marcelo Faurie; Paraguai, Eladio Loizaga, e do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, e o de Comércio do Brasil, Marcos Pereira.

Em maio de 2016 aconteceu a apresentação das propostas comerciais entre o Mercosul e a UE e desde então as partes tentam chegar a um acordo sobre os diferentes aspectos em diversas rodadas de negociação.

As conversas sobre este amplo acordo de associação, que inclui um tratado de livre-comércio, começaram em 1999, mas após uma infrutífera primeira troca de ofertas de acesso a mercados em 2004 ficaram paralisadas até 2010.

A comissária e os ministros exporão seu ponto de vista sobre o estado das negociações, em um seminário que também dará voz a empresários com presença em ambas as regiões e que será encerrado pelo titular espanhol de Economia, Luis de Guindos.

Sobre esses contatos, a secretária de Estado espanhola de Comércio, Marisa Poncela, disse ser possível fechar um acordo antes de final de ano graças ao impulso dado às negociações pela comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmström, e apesar das reticências de alguns países membros da União.

Uma terceira rodada de negociações está prevista para julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos