Bolsas

Câmbio

Dastis vê acordo entre UE e Mercosul complexo, mas com impacto positivo

Madri, 3 jul (EFE) - O ministro espanhol de Assuntos Exteriores e Cooperação, Alfonso Dastis, mostrou nesta segunda-feira confiança sobre um acordo entre a UE e o Mercosul até o final do ano, negociações "complexas", mas que terão um "impacto positivo".

Dastis encerrou hoje na Casa da América de Madri um seminário sobre o Tratado de Livre-Comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul que ambas as partes negociam.

O ministro apontou que a Espanha é um firme aliado da UE no impulso econômico e estreitamento das relações com a América Latina, especialmente com o Mercosul, e destacou a importância estratégica do país devido aos seus "valores comuns e herança cultural com a América do Sul".

Caso haja um acordo, quase todo o território latino-americano estaria coberto por acordos de livre-comércio com a União, acrescentou o chefe da diplomacia espanhola.

Dastis também afirmou que o fortalecimento dos laços comerciais entre as duas regiões representará um aumento em mais de 250 milhões de potenciais consumidores para a Europa e mais de 500 milhões para as empresas da América Latina, além de facilitar o movimento de pessoal de alta qualificação entre ambos blocos.

"Acredito que podemos avançar rapidamente a partir da análise das negociações que acontecerão amanhã em Bruxelas e mais, nossos parceiros latino-americanos sabem que contam com o nosso apoio"", finalizou o ministro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos