Bolsas

Câmbio

Chile afirma na Expo Astana que 70% da sua energia será renovável em 2050

Astana, 2 ago (EFE).- A subsecretária de Energia do Chile, Jimena Jara, ressaltou nesta quarta-feira durante a realização do Dia do Chile na Expo Astana 2017 que o seu país planeja que, em 2050, 70% da produção energética provenha de fontes renováveis.

"A realidade fez com que tracemos a meta que 70% da nossa matriz no ano 2050 seja com base em energias renováveis", destacou Jara em um discurso na capital do Cazaquistão.

O país latino-americano prevê inclusive superar as metas propostas no seu plano energético.

"As nossas últimas projeções apontam que, em 2035, 60% da matriz elétrica do país virá da contribuição que farão a água, o sol e o vento, e que para 2050 inclusive poderíamos chegar a 90%", ressaltou.

"Por isto estamos hoje aqui, nesta grande feira mundial, para mostrar a experiência que tivemos como país no desenvolvimento de energias renováveis, convertendo-nos em líderes neste tema na América Latina em poucos anos", acrescentou.

Segundo Jara, o Chile é na atualidade o país com maior presença de energias renováveis não convencionais na América Latina e um dos Estados com maior potencial nesta área devido, em parte, às suas condições naturais.

"Temos a melhor radiação do mundo no deserto do Atacama, vento ao longo de todo o nosso território e rios caudalosos", detalhou a subsecretária de Energia chilena.

"Esses são nossos combustíveis e decidimos aproveitá-los", completou.

O Dia Nacional do Chile na Expo Astana contou com a apresentação do grupo chileno de balé folclórico "Tupa Marka".

A Expo Astana 2017, que procura refletir sobre a importância de se avançar para um sistema energético mundial cada vez mais baseado nas energias renováveis, será realizada até o dia 10 de setembro na capital do Cazaquistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos