Toyota e Mazda preparam aliança para desenvolver carros elétricos, diz jornal

Tóquio, 4 ago (EFE).- As montadoras japonesas Toyota e Mazda estão definindo últimos detalhes de uma aliança de capital para desenvolver, conjuntamente, tecnologia para carros elétricos, conforme publicou nesta quinta-feira o jornal local "Nikkei".

O acordo de cooperação incluirá a montagem de uma fábrica que será dividida pelas duas empresas, nos Estados Unidos, além da aquisição pela Toyota de 5% da participação na Mazda, apontam fontes ao veículo voltado para o mercado empresarial.

A Mazda também investirá em uma participação minoritária da concorrente, segundo os termos que estão sendo debatidos. Existe, inclusive, a possibilidade de o anúncio da parceria acontecer hoje, aponta o "Nikkei".

As duas montadoras, em 2015, já assinaram um acordo de colaboração, para o desenvolvimento de tecnologias de redução de emissão de poluentes, e também de condução autônoma.

A Toyota havia anunciado os planos de começar a comercializar carros elétricos em 2020, enquanto a Mazda previa entrar neste mercado um ano antes.

A aliança visa unir forças em meio a um mercado cada vez mais competitivo, devido ao estancamento da demanda global de veículos, e as legislações de proteção ao meio ambiente.

O acordo entre os dois maiores fabricantes do Japão, além disso, visa ser uma resposta à aliança entre Renault e Nissan, que ainda teve a entrada da Mitsubishi, a partir de outubro do ano passado.

A parceria entre as três montadoras fez com que se tornassem a maior vendedora de carros do planeta, com 5,27 milhões, superando Volkswagen e a própria Toyota, segundo os números de julho do setor. EFE

ahg/bg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos