Promotoria de Munique abre procedimento contra a Audi

Frankfurt (Alemanha), 7 ago (EFE).- A Promotoria de Munique anunciou nesta segunda-feira que abrirá um procedimento para impor sanções econômicas à montadora Audi após já ter aberto uma ação contra os diretores e alguns funcionários da companhia.

A multa pode chegar a 10 milhões de euros, segundo o órgão.

Na última sexta-feira, a Promotoria de Munique informou que tinha iniciado um procedimento contra diretores desconhecidos por ter descumprido as obrigações de supervisão no caso da manipulação das emissões de gases em veículos diesel.

Os investigadores já abriram em março outro procedimento penal pela suspeita de engano e publicidade enganosa contra a Audi nos Estados Unidos, caso que se ampliou recentemente para a Europa.

Vários veículos da imprensa alemã afirmaram que o presidente da Audi, Rupert Stadler, escondeu das autoridades norte-americana informações sobre a fraude das emissões de gases estufa.

Um diretor da Audi está em prisão preventiva desde julho, acusado de ter ordenado que os empregados da companhia desenvolvessem um software e o instalassem nos carros da montadora para manipular os testes de emissão de gases nos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos