IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump acusa Amazon de prejudicar empresas em todo os EUA

16/08/2017 13h42

Washington, 16 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o gigante do comércio eletrônico Amazon de prejudicar empresas varejistas de todo o país e provocar a perda de empregos em muitas cidades e estados americanos.

"A Amazon está fazendo um dano enorme aos varejistas que pagam impostos. Cidades e estados de todo os EUA estão sendo afetadas - muitos empregos sendo perdidos!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Esta não é a primeira vez que o presidente americano ataca a Amazon, já que em junho acusou a companhia de "não pagar impostos" por suas vendas pela internet.

Trump já demonstrou irritação com a cobertura sobre seu governo do "The Washington Post", propriedade do presidente da Amazon, Jeff Bezos, e seus tweets críticos ao jornal costumam incluir o nome da empresa de comércio eletrônico.

"O #AmazonWashingtonPost, às vezes citado como o guardião para que a Amazon não pague impostos de internet (como deveria) só dá NOTÍCIAS FALSAS!", escreveu Trump no final de junho.

No último dia 1º de abril, a Amazon começou a arrecadar impostos estatais pelos produtos que vende diretamente, com a exceção de cinco estados que não cobram taxas pela venda de bens: Alasca, Oregon, Montana, Delaware e New Hampshire.

Ainda assim, a nova política da Amazon não se aplica obrigatoriamente aos vendedores independentes que comercializam mercadorias através da plataforma digital, o que lhes dá uma vantagem sobre varejistas com sede física.

Vários estados estão pressionando a Amazon e o eBay para que forcem os vendedores independentes que utilizam suas plataformas a arrecadarem impostos estatais ou a informarem detalhadamente suas vendas.