Agência europeia alerta sobre erros que podem causar incêndios no Airbus A350
Berlim, 24 ago (EFE).- A Agência Europeia da Segurança Aérea (EASA) alertou sobre uma possível "cadeia de erros" que pode chegar a provocar um incêndio nos depósitos de combustível do modelo A350-941 da Airbus, informou nesta quinta-feira o jornal "Welt".
O alerta, o maior em nível de urgência dos avisos da EASA, chama a atenção sobre uma combinação de erros que podem causar o superaquecimento do fluído hidráulico, e com isso provocar um incêndio da mistura de ar e combustível no tanque.
A agência europeia explicou que a explosão pode acontecer se uma bomba hidráulica no sistema de refrigeração deixar de funcionar e o líquido refrigerante, armazenado junto aos depósitos de combustível, se reaquecer.
Se este problema não dor detectado e, além disso, o sistema de segurança contra explosões do combustível (FTIS) não estiver ativo, a mistura de ar e combustível no tanque pode vir a explodir.
A Airbus explicou ao "Welt" que o problema de superaquecimento pode ser rapidamente detectado e solucionado graças a uma atualização do sistema de computador dos aviões.
A EASA publica quase que diariamente avisos de segurança aos fabricantes e operadores, mas em poucas ocasiões se trata de alertas.
A série A350-900 da Airbus são aeronaves para voos de longa distância e fuselagem larga que começaram a operar no final de 2014 e das quais foram entregues até o final de 2016 um total de 94 unidades.
A única companhia aérea europeia que opera o Airbus A350 é a alemã Lufthansa.
O alerta, o maior em nível de urgência dos avisos da EASA, chama a atenção sobre uma combinação de erros que podem causar o superaquecimento do fluído hidráulico, e com isso provocar um incêndio da mistura de ar e combustível no tanque.
A agência europeia explicou que a explosão pode acontecer se uma bomba hidráulica no sistema de refrigeração deixar de funcionar e o líquido refrigerante, armazenado junto aos depósitos de combustível, se reaquecer.
Se este problema não dor detectado e, além disso, o sistema de segurança contra explosões do combustível (FTIS) não estiver ativo, a mistura de ar e combustível no tanque pode vir a explodir.
A Airbus explicou ao "Welt" que o problema de superaquecimento pode ser rapidamente detectado e solucionado graças a uma atualização do sistema de computador dos aviões.
A EASA publica quase que diariamente avisos de segurança aos fabricantes e operadores, mas em poucas ocasiões se trata de alertas.
A série A350-900 da Airbus são aeronaves para voos de longa distância e fuselagem larga que começaram a operar no final de 2014 e das quais foram entregues até o final de 2016 um total de 94 unidades.
A única companhia aérea europeia que opera o Airbus A350 é a alemã Lufthansa.
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