IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple construirá novo centro de dados de US$ 1,3 bilhão em Iowa

24/08/2017 18h02

Washington, 24 ago (EFE).- O gigante tecnológico Apple anunciou nesta quinta-feira seus planos de construir um enorme centro de dados de última geração em Waukee, perto de Des Moines (Iowa), com um investimento de US$ 1,3 bilhão.

"Assim como todos os centros de dados do Apple, a nova instalação funcionará totalmente com energia renovável desde o primeiro dia", apontou a empresa em um comunicado, no qual detalha que o centro terá uma área de 37.200 metros quadrados e gerará 550 empregos durante sua construção.

"Na Apple sempre estamos buscando maneiras de oferecer experiências ainda melhores para os nossos clientes. O nosso novo centro de dados em Iowa ajudará milhões de pessoas na América do Norte que usam Siri, iMessage, Apple Music e outros serviços da Apple, e tudo impulsionado por energia renovável", disse Tim Cook, diretor-executivo da companhia.

Segundo Cook, a Apple é responsável por dois milhões de empregos nos 50 estados americanos, e calcula-se que o investimento deste centro de dados criará outros 10 mil postos de trabalho, com o objetivo acrescentado de impulsionar "oportunidades econômicas" para estado de Iowa.

A Apple acompanha este projeto com um Fundo de Melhoria Pública, administrado pela cidade de Waukee, que apoiará o desenvolvimento de projetos comunitários como parques, bibliotecas e áreas de lazer.

A empresa trabalhará com parceiros locais para investir em projetos de energia renovável de fontes eólicas, entre outras, para alimentar o centro de dados.

A companhia, com sede em Cupertino (Califórnia), se comprometeu a impulsionar todas as suas operações globais com 100% de energia renovável, e já atingiu esse objetivo nos EUA e em outros 23 países.

"Estamos honrados pela Apple ter escolhido Iowa para construir seu centro de dados mais avançado tecnologicamente até agora", disse o governador do estado, Kim Reynolds.

"O compromisso da Apple com a inovação e a liderança em energias renováveis reflete o nosso. Este investimento no nosso estado é vital à medida que continuamos nos desenvolvendo como um centro tecnológico e cresce a nossa força de trabalho", acrescentou Reynolds.

A construção do centro de dados deve começar no início do ano que vem e a Apple planeja inaugurá-lo em 2020.