IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook bloqueia anúncios de páginas que compartilham notícias falsas

28/08/2017 20h58

Nova York, 28 ago (EFE).- O Facebook anunciou nesta segunda-feira uma atualização que bloqueará os anúncios das páginas hospedadas na rede social que se dedicam a compartilhar notícias falsas, de modo a desincentivar o seu financiamento e frear a desinformação dos usuários.

A empresa já havia tomado medidas contra os anunciantes que exploram histórias catalogadas como falsas por organizações de análise externa, e agora está "dando um passo adicional" neste âmbito, conforme explicaram os chefes de produto Satwik Shukla e Tessa Lyons.

"Encontramos exemplos de páginas que utilizam "Facebook Ads" para construir audiência e distribuir notícias falsas mais amplamente", declararam os responsáveis.

Se uma dessas páginas compartilhar "repetidamente" histórias que foram catalogadas como falsas, o Facebook a proibirá de comprar anúncios, embora o bloqueio possa ser revertido se deixarem de divulgar esse tipo de informações.

"As notícias falsas são prejudiciais para a nossa comunidade. Fazem com que o mundo esteja menos informado e corrói a confiança", disseram os executivos do Facebook, que tem se proposto a "desestabilizar" o incentivo econômico à criação destas peças.

Desde as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, a empresa comandada por Mark Zuckerberg, que tem 2 bilhões de usuários, já impulsionou várias iniciativas para combater as chamadas "fake news", como a vigilância de contas suspeitas.