IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Subsecretário de Energia dos EUA visita Expo Astana 2017

28/08/2017 14h14

Astana, 28 ago (EFE).- O subsecretário da Energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette, chegou à capital do Cazaquistão, Astana, para visitar a Expo 2017, focada em energias renováveis.

"Parabenizo o Cazaquistão pelo tema escolhido para a Expo, a 'Energia do Futuro', um tema que nós, no Departamento de Energia dos EUA, nos focamos todos os dias", declarou Brouillette.

Durante a visita, o subsecretário americano se reuniu com o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, e celebrou os laços entre os dois países, que neste ano comemoram 25 anos de relações diplomáticas.

"Durante esse tempo, assinamos acordos no setor energético, no âmbito da cooperação democrática. Abordamos conjuntamente as questões sobre a luta contra as armas nucleares", destacou, por sua vez, o presidente cazaque.

"Estamos preparados para continuar as nossas relações bilaterais, não só em matéria de energia, mas também em novas áreas", indicou o subsecretário de Energia.

Brouillete também se reuniu com o ministro de Energia do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, e os dois concordaram em aumentar a cooperação entre os dois países no setor, especialmente em questões relacionadas à energia nuclear.

"Ambos os países apoiam o acesso universal à energia acessível e responsável, e reconhecemos a importância dos mercados abertos e competitivos para melhorar a segurança energética", disse Brouillette.

"Os EUA e o Cazaquistão trabalharão lado a lado para avançar em um poder nuclear mais seguro contra a proliferação", completou.

Por sua vez, Bozumbayev expressou confiança de que as sanções americanas contra a Rússia não afetam os investimentos conjuntos em projetos de gás e petróleo.

"Hoje expressei a minha preocupação e esperança de que as sanções impostas pelos EUA contra a Rússia não afetem a implementação efetiva de projetos de petróleo e gás que envolvem os dois países, e que se permita o transporte sem obstáculos de recursos energéticos aos mercados mundiais", disse Bozumbayev.