IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Constituinte venezuelana convoca "diálogo" para abordar problemas econômicos

31/08/2017 21h35

Caracas, 31 ago (EFE).- A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela convocou nesta quinta-feira todos os setores produtivos do país e os cidadãos a participar de um diálogo para reverter o modelo rentista petroleiro, o qual responsabiliza pelos graves problemas econômicos do país.

Os mais de 500 constituintes que formam o órgão plenipotenciário ditaram um "decreto de convocação ao diálogo nacional constituinte para a economia produtiva e diversificada", indicou a secretaria da Assembleia após a votação aprovada por unanimidade.

Os constituintes, todos vinculados ao governo, sustentam que o país esteve "caraterizado por uma dependência quase exclusiva da exploração e comercialização do petróleo, relegando a promoção e consolidação do aparelho produtivo diverso", segundo o decreto.

Nesse sentido, os governistas abriram um convite aos empresários "e trabalhadores da economia comunal e do Estado" à Assembleia Constituinte para debater propostas sobre um novo modelo econômico.

Os constituintes asseguraram que com esta convocação pretendem reunir representantes dos setores comercial, industrial, financeiro, farmacêutico, agroalimentar, de hidrocarbonetos, petroquímico, de mineração, de turismo, florestal, de construção, de telecomunicações e informática de todo o país.

A Venezuela jamais tinha experimentado uma crise econômica como a que vive atualmente, com a deterioração do sistema de saúde, de distribuição dos produtos mais básicos para a alimentação e a saúde, e o agravamento dos problemas de insegurança.

A presidenta da Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez, responsabilizou à oligarquia "colombiana" pela crise venezuelana que, segundo insistiu, é produto de uma "guerra econômica" de fatores internos e externos que influenciaram na inflação, na desvalorização da moeda e na escassez de produtos.