Topo

'Mundo exige dos Brics voz comum em conflitos internacionais', diz Xi Jinping

O presidente chinês, Xi Jinping, discursa em reunião dos países membros dos Brics Imagem: Fred Dufour/Pool/Reuters

Em Xiamen (China)

04/09/2017 03h49

O presidente da China, Xi Jinping, assegurou nesta segunda-feira (4) que o mundo exige dos países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) uma voz comum nos conflitos internacionais e uma aposta conjunta no fomento da paz.

"Devemos falar com uma só voz nos conflitos que dizem respeito à paz internacional", disse o governante chinês na inauguração do plenário da nona cúpula de líderes deste grupo, que acontece em Xiamen, cidade do sudeste da China, e reúne os cinco grandes países emergentes.

Na presença dos presidentes do Brasil (Michel Temer), África do Sul (Jacob Zuma) e da Rússia (Vladimir Putin) e do primeiro-ministro da Índia (Narendra Modi), Xi disse que a comunidade internacional requer "que os cinco tenham um papel mais ativo na governança global" e que, lado a lado, elevem "uma voz comum" para o fomento da paz no mundo e a resolução de conflitos.

Xi não se referiu diretamente ao regime vizinho da Coreia do Norte, como tampouco o fez no domingo no seu discurso de inauguração, que aconteceu minutos depois que Pyongyang confirmou um novo teste nuclear.

Presidente do Brasil, Michel Temer, na mesma reunião dos Brics, nesta segunda-feira Imagem: Fred Dufour/Pool/Reuters

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Mundo exige dos Brics voz comum em conflitos internacionais', diz Xi Jinping - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias