IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Morales confirma presença de Putin em cúpula sobre gás na Bolívia

16/09/2017 17h50

La Paz, 16 set (EFE).- O presidente boliviano, Evo Morales, confirmou neste sábado a presença do governante russo, Vladimir Putin, na IV Cúpula do Fórum de Países Exportadores de Gás (FPEG) que será realizado na Bolívia.

"Em novembro deste ano teremos a enorme responsabilidade de organizar um evento internacional. Vão estar na cidade de Santa Cruz governos de países exportadores de gás. Até agora, está garantida a presença do presidente da Rússia", comentou.

Morales pediu, durante um ato público no qual inaugurou uma instalação policial, a colaboração das autoridades para organizar o evento previsto entre 20 e 24 de novembro.

A Bolívia apresentou formalmente em 2015, ao término da III Cúpula do FPEG em Teerã, a candidatura para sediar a próxima reunião do bloco.

Rússia, Irã, Catar, Argélia, Bolívia, Egito, Guiné Equatorial, Libia, Nigéria, Trinidade e Tobago, Venezuela, Emirados Árabes (países de pleno direito), Holanda, Iraque, Omã, Peru, Noruega, Cazaquistão e Azerbaijão (observadores) são os países que fazem parte do FPEG.

Esses países controlam 42% do fornecimento de gás mundial, 70% de suas reservas privadas, 40% do fornecimento através de gasodutos e 65% do mercado mundial de gás natural liquefeito (GNL). A Bolívia exporta gás fundamentalmente para Brasil e Argentina.