IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia dos EUA cresceu 3,1% no segundo trimestre

28/09/2017 11h11

Washington, 28 set (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,1% no segundo trimestre de 2017, o maior desde o início de 2017 e acima do cálculo anterior de 3%, informou o governo americano nesta quinta-feira.

O Departamento de Comércio publicou nesta manhã o terceiro e definitivo cálculo da evolução do produto interno bruto (PIB) do país entre abril e junho.

O crescimento de 3,1% no segundo trimestre esteve em linha com os prognósticos dos analistas e representou uma melhora em relação aos cálculos anteriores de 3% e 2,6%.

O avanço do PIB entre abril e junho superou amplamente o de 1,2% do primeiro trimestre e se situa dentro do objetivo do presidente americano, Donald Trump, de fazer com que a economia volte a crescer a um ritmo anual de 3% a 4%.

De acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira, a despesa dos consumidores, que representa dois terços da atividade econômica dos Estados Unidos, subiu 3,3% entre abril e junho, sem mudanças a respeito do cálculo anterior.

Os EUA estão há 11 anos consecutivos com crescimentos anuais do PIB inferiores a 3%. Em 2016, o aumento foi de apenas 1,6%, o ritmo mais baixo desde 2011.

Trump quer estimular a economia com um ambicioso plano que significaria a maior reforma fiscal do país em décadas e reduziria os impostos às empresas e a muitos cidadãos.

Em Indianápolis, no estado de Indiana, Trump revelou ontem os detalhes de seu plano para "simplificar e tornar mais justo" o código fiscal americano e acelerar o crescimento econômico do país.

A proposta, divulgada conjuntamente pela Casa Branca e líderes republicanos do Congresso, rebaixa de 35% para 20% a taxa para as empresas e simplifica as categorias de pagamento de imposto de renda individual, ao reduzi-las das sete atuais para três: de 12%, 25% e 35%.