Bolsas

Câmbio

FMI alerta sobre "perigoso" auge do endividamento de famílias após a crise

Washington, 3 out (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um alerta nesta terça-feira sobre o crescente e "perigoso" auge do endividamento das famílias, estimulado pelas baixas taxas de juros, o que aumenta o risco de uma nova crise financeira, após a de 2008-09.

"Dada a ampla miséria causada pela crise, pode-se pensar que as pessoas ficaram mais cautelosas na hora de fazer empréstimo. Surpreendentemente, esse não é o caso", diz o relatório de Estabilidade Financeira Global apresentada hoje.

A instituição financeira apontou que, desde 2008, a dívida média das famílias como proporção do PIB subiu de 52% em 2008 para 63% em 2016 nas economias avançadas, enquanto nas emergentes o aumento foi de 15% para 21%.

"A dívida movimenta a economia. Permite que as pessoas façam grandes investimentos hoje, como comprar uma casa ou ir à universidade, mediante o compromisso de obter receitas futuras", acrescentou.

O economista do FMI e um dos autores do relatório, Nico Valcxx, ressaltou que "não há um problema na teoria. Mas como a crise financeira global mostrou, o rápido aumento da dívida das famílias, especialmente hipotecas, pode ser perigoso".

Esse panorama eleva o risco perante o início da retirada do estímulo monetário aplicado para impulsionar a economia por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e os prognósticos sobre o Banco Central Europeu (BCE) fazer o mesmo num futuro próximo.

O FMI apresentará na próxima semana em Washington suas projeções macroeconômicas globais no marco da Assembleia Anual do organismo, que reunirá os principais líderes econômicos mundiais de 10 a 15 de outubro.
 

Por que a inflação no nosso bolso parece maior do que a inflação oficial?

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos