IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gigante de gás natural transfere sede de Barcelona para Madri

06/10/2017 14h12

Barcelona (Espanha), 6 out (EFE).- O conselho de administração da multinacional Gás Natural Fenosa decidiu nesta sexta-feira, em sessão extraordinária, transferir a sede social de Barcelona para Madri.

A decisão empresarial ocorre cinco dias após a votação do referendo independentista da Catalunha e diante da possibilidade de as autoridades catalãs fazerem uma declaração unilateral de independência nos próximos dias.

Deste modo, a Gás Natural Fenosa se junta a outras empresas estabelecidas na Catalunha que mudaram a sede de cidade por conta da incerteza política e econômica.

Foi o caso do Banco Sabadell, a quinta maior entidade financeira espanhola, segundo anunciou ontem. A diretoria do Caixabank, o terceiro maior banco do país, se reúne nesta sexta-feira e pode tomar a mesma decisão.

Com ampla presença internacional, Gás Natural Fenosa tenta assim se manter estável devido à possibilidade do Parlamento catalão aplicar uma declaração unilateral de independência na semana que vem.

O Conselho de Ministros espanhol aprovou nesta sexta-feira um decreto pelo qual as empresas poderão decidir mudar a sede social sem a necessidade de contar com a autorização da junta de acionistas.

Isso permite agilizar a mudança de sede das empresas até agora estabelecidas na Catalunha, no atual contexto de falta de clareza política e econômica da região.