IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kim Jong-un se orgulha do desenvolvimento de suas "valiosas" armas nucleares

08/10/2017 00h48

Seul, 8 out (EFE).- O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un se orgulhou de que seu país continue desenvolvendo o seu "valioso" programa nuclear "para defender sua soberania das ameaças nucleares dos Estados Unidos", ao mesmo tempo que assegurou que a economia nacional está crescendo apesar das sanções.

Kim fez estes comentários em uma reunião do poderoso Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que abordou no sábado a situação do país e aprovou algumas nomeações de funcionários de alto escalão, informou hoje a agência estatal norte-coreana "KCNA".

"As armas nucleares da República Popular Democrática da Coreia (nome oficial da Coreia do Norte) são um valioso fruto da sangrenta luta do seu povo por defender o destino e a soberania do país das prolongadas ameaças nucleares dos imperialistas americanos", disse o líder durante a reunião.

Kim também declarou que a atual situação demonstra que foi "totalmente acertada" a sua política de apostar de maneira simultânea no desenvolvimento da economia e do seu arsenal nuclear, pedindo que se continue "de maneira invariável por este caminho no futuro".

Segundo as declarações divulgadas pela "KCNA", o líder norte-coreano assegurou que "a economia nacional cresceu este ano com grande força", apesar das duras sanções impostas pela comunidade internacional, em resposta ao programa nuclear e de mísseis do regime de Pyongyang.

Durante o plenário, que acontece pelo menos uma vez ao ano, a irmã mais nova do líder norte-coreano, Kim Yo-jong, foi eleita como um dos novos membros do politburo do Comitê permanente do Partido, em outro sinal de que está ganhando cada vez mais poder e presença no regime norte-coreano.

Além disso, Choe Ryong-hae, um colaborador muito próximo ao líder, se tornou membro da Comitê Central Militar do Partido dos Trabalhadores, enquanto que o ministro de Exteriores Ri Yong-ho foi escolhido membro do politburo do Comitê permanente, detalhou a agência estatal.

A reunião deste sábado aconteceu em relação à comemoração do 72º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia, uma das datas mais importantes do calendário norte-coreano.