IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nobel de Economia vê "momento de maior risco financeiro das nossas vidas"

10/10/2017 21h27

Washington, 10 out (EFE).- O americano Richard H. Thaler, que ganhou o prêmio Nobel de Economia deste ano, manifestou nesta terça-feira sua incompreensão com os mercados financeiros porque, apesar de viverem um momento de elevado risco, não parecem se preocupar e continuam batendo recordes.

"Parece que estamos vivendo o momento com maior risco das nossas vidas, e no entanto os mercados de ações parecem estar cochilando. Admito que não entendo", disse Thaler em uma entrevista à rede de televisão "Bloomberg".

O professor da Universidade de Chicago reconheceu seu nervosismo com os contínuos números históricos em Wall Street, que não são acompanhados de informações econômicas que os sustente.

"Não sei vocês, mas eu estou nervoso, e parece que quando os mercados estão nervosos, são propensos a ser assustados. Mas parece que nada os assusta agora", acrescentou.

Thaler, de 72 anos, focou no estudo da irracionalidade nas decisões econômicas e é considerado um dos pais da economia do comportamento.

Em relação à possibilidade da reforma fiscal prometida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com grandes cortes de impostos para empresas e pessoas físicas, o economista disse que "os investidores já deveriam ter perdido a confiança" devido aos contínuos atrasos e batalhas internas no Congresso.

Thaler manifestou sua desconfiança também sobre Trump, que se comprometeu a fazer os EUA voltarem a crescer mais de 3% ao ano e destacou que todo o mundo precisa de "muita humildade, especialmente ao falar de economia".

Após as declarações do vencedor do Nobel, Wall Street voltou a ter mais um dia de recordes em dois de seus principais índices de referência, o Dow Jones Industrial e o Nasdaq Composite.