Bolsas

Câmbio

Instituição diz que 540 empresas deixaram Catalunha desde referendo

Madri, 13 out (EFE). - Pelo menos 540 empresas mudaram a sede da Catalunha a outras cidades espanholas desde o referendo de independência de 1º de outubro, sendo que 533 fizeram a transferência entre os dias 9 e 11, conforme dados provisórios do Colégio de Registradores da Espanha divulgados nesta sexta-feira.

Ao todo, 212 saídas aconteceram na segunda-feira passada, na véspera do pronunciamento do presidente do governo regional catalão, Carles Puigdemont, quando falou sobre os resultados do referendo separatista.

No dia 10, 177 transferências de sede de empresas foram registradas. Já no dia 11, foram contabilizadas 144, mas os dados são apenas de Barcelona e Girona, duas das quatro províncias catalãs.

Conforme esses dados, as empresas optaram pela troca por medo da insegurança jurídica e da incerteza da situação na região, que responde por 19% do PIB espanhol. Entre as empresas que saíram estão CaixaBank, Sabadell, Gás Natural Fenosa, Grupo Editorial Planeta, Águas de Barcelona e Abertis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos