IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GM planeja testar carros autônomos em Nova York a partir de 2018

17/10/2017 17h06

Nova York, 17 out (EFE).- A montadora americana General Motors planeja testar carros da Cruise Automation na cidade de Nova York no início do ano que vem, anunciou nesta terça-feira o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo.

"O experimento planejado com a Cruise representaria a primeira vez que veículos autônomos de nível 4 - que não requerem a atenção do motorista - serão testados no estado de Nova York", disse o governador em comunicado.

O estado aprovou uma nova legislação em maio deste ano para que as empresas que se dedicam a esse setor façam testes com carros autônomos por meio de programas-pilotos de um ano.

A GM pediu para realizar testes em um perímetro virtual no distrito de Manhattan, conhecido pelo seu denso tráfego, o que permitirá a montadora a expor o software do veículo a "situações pouco usuais", indicou o executivo-chefe da Cruise Automation, Kyle Vogt.

Um engenheiro estará dentro do carro como motorista em todos os testes. Ele terá como função observar e avaliar a atividade do veículo, sendo acompanhado por um copiloto.

O Departamento de Veículos a Motor e a Polícia de Nova York farão a fiscalização dos requisitos de segurança dos veículos.

De acordo com o "The Wall Street Journal", a GM enviará uma frota de veículos elétricos Chevrolet Bolt para que eles operem de forma autônoma em uma área de cerca de 13 quilômetros quadrados no sul de Manhattan. Esses carros já foram utilizados pela Cruise em outras cidades dos EUA, como San Francisco.