IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA anunciam maior licitação petrolífera da história do país

24/10/2017 16h23

Washington, 24 out (EFE).- O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira a abertura em março de 2018 de uma licitação para exploração de petróleo e gás em alto mar no Golfo do México, em uma área de 310 mil quilômetros quadrados, e que classificou como a maior da história do país.

"No mundo de hoje de baixos preços da energia, oferecer acesso à indústria de mar adentro o maior número de oportunidades possíveis é parte da nossa estratégia para impulsionar o dinamismo econômico regional, a criação de emprego e um pilar do plano do presidente de fazer os EUA uma potência energética", disse o secretário de Interior, Ryan Zinke, ao fazer o anúncio.

A licitação, que será realizada em março, inclui uma área similar à superfície total dos estado do Novo México e abrange regiões dos litorais da Louisiana, Texas, Alabama, Mississipi e Flórida.

Segundo o governo americano em comunicado, essa região conta com "reservas tecnicamente recuperáveis" de 48 bilhões de barris.

A decisão foi aplaudida por um bom número de republicanos, entre eles Lisa Murkowski, presidente do Comitê do Senado de Recursos Naturais e de Energia.

"A iniciativa do governo de avançar na maior licitação para a exploração mar adentro da nossa história é um passo-chave. Seja no Alasca ou no Golfo do México, devemos apoiar um desenvolvimento responsável porque cria empregos com bons salários, fortalece nossa segurança nacional e faz com que os preços da energia sigam sendo acessíveis para as nossas famílias e negócios", disse Murkowski.

Desde a chegada à Casa Branca em janeiro, Trump reitera a importância de aumentar a produção nacional de energia, tanto petróleo como gás, e por isso voltou atrás em vários projetos implementados pelo antecessor, Barack Obama, de proteção de determinadas áreas para conservar o meio ambiente.

Em abril, Trump assinou uma ordem executiva para ampliar a possibilidade de exploração de petróleo e de gás no Oceano Atlântico, nos litorais da Virgínia, Carolina do Sul, Carolina do Norte e da Geórgia.