PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Comércio exterior da América Latina começa a superar desempenho negativo

25/10/2017 16h20

Santiago (Chile), 25 out (EFE).- Um estudo que será divulgado na próxima segunda-feira pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) aponta que o comércio exterior da região apresenta sinais de recuperação, deixando para trás o desempenho negativo do período de 2012 a 2016.

O relatório anual sobre o comércio exterior da região, chamado Perspectivas do Comércio Internacional da América Latina e do Caribe 2017, será apresentado em entrevista coletiva pela secretária-executiva do órgão das Nações Unidas, Alicia Bárcena.

A análise, anteriormente conhecida como Panorama da Inserção Internacional da América Latina e do Caribe, analisa o desempenho do comércio mundial e regional no último ano e entrega perspectivas para os próximos meses.

Segundo esse documento, "o comércio exterior da América Latina e do Caribe mostra sinais de recuperação, deixando para trás o desempenho negativo do período 2012-2016", antecipou a Cepal em comunicado.

Além de analisar a dinâmica do comércio exterior da região, o relatório - que foi elaborado pela Divisão de Comércio Internacional e Integração da Cepal -, inclui capítulos dedicados ao desenvolvimento do comércio de serviços e ao comércio agrícola regional.

No ano passado, o Panorama da Inserção Internacional da América Latina e do Caribe ressaltou a importância de uma resposta proativa da região às tensões da globalização e à crescente incerteza no cenário econômico mundial.

Além disso, no relatório de 2016 se dizia que a dinâmica do comércio exterior da região tinha o pior desempenho em oito décadas.

Em 2016, o valor das exportações da região caiu pelo quarto ano consecutivo e se contraiu em 5% devido ao menor dinamismo da demanda mundial pelos seus produtos e à crescente incerteza. Essa diminuição foi substancialmente menor que a de 2015 (-15%). Por sua parte, as importações caíram 9,4%, número similar ao registrado em 2015 (-10%).