IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump anunciará na próxima semana o novo presidente do Fed

27/10/2017 18h51

Washington, 27 out (EFE).- A Casa Branca confirmou nesta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar na próxima semana o nome do novo titular do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), que poderia substituir Janet Yellen a partir de fevereiro.

"Posso confirmar que o presidente planeja fazer um anúncio sobre o assunto na próxima semana, mas, além disso, não tenho nenhum comentário a fazer", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, durante sua entrevista coletiva habitual para os veículos de comunicação.

Há dez dias, o próprio Trump expressou sua intenção de anunciar de maneira iminente o nome do próximo responsável pela política monetária do país, mas não concretizou nenhuma data.

Nas últimas semanas, a imprensa vem repercutindo que o presidente trabalha com os nomes de cinco possíveis candidatos, entre os quais estaria a própria Yellen.

Segundo o meio de comunicação "Politico", o candidato favorito do presidente é Jerome Powell, que, além disso, contaria com o apoio do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Além de Powell e da própria Yellen, os outros candidatos cogitados por Trump, segundo os veículos de imprensa, são o principal conselheiro de economia da Casa Branca, Gary Cohn; o economista John Taylor, e Kevin Warsh, ex-integrante da Junta de Governadores do Fed.

Apesar de Trump ter criticado Yellen, a primeira mulher a presidir o Fed, na campanha eleitoral de 2016 por entender que ela agia de maneira "política", o presidente mudou de opinião e chegou a manifestar "respeito" por seu "bom trabalho" à frente do banco central.

Com Yellen, o Fed começou uma gradual normalização da política monetária, com três aumentos nas taxas de juros e o início da redução de sua carteira de treasuries, acabando com o agressivo estímulo para reativar a economia dos EUA após a crise.