Bolsas

Câmbio

Lira turca atinge menor valor histórico em relação ao euro

Istambul, 3 nov (EFE).- A cotação da lira turca atingiu nesta sexta-feira seu valor mínimo histórico, ao ser cotada a 4,49 para cada unidade de euro, no dia em que foi anunciado que a inflação anualizada da Turquia alcançou em outubro o patamar de 11,9%, a taxa mais alta desde julho de 2008.

O euro, que durante a última semana estava sendo cotado a pouco menos de 4,45 liras, chegou a valer pouco depois do meio-dia de hoje 4,49 liras, um recorde histórico que se inscreve na contínua desvalorização da moeda turca.

O dólar também se revalorizou e alcançou picos de 3,86 liras, muito próximos à marca histórica de 3,87 de janeiro deste ano.

A desvalorização da lira aconteceu no dia em foi anunciado que os preços para o consumidor subiram 2,08% durante o mês de outubro, com o que a inflação anual se situou em 11,9%.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, admitiu em um pronunciamento à imprensa que a taxa era muito maior que o esperado.

"O nosso plano de médio prazo é devolver a inflação a um nível de números de um dígito, a partir do ano que vem", disse Yildirim.

"Conhecemos as razões. Estamos tomando medidas e tomaremos outras mais. Responderemos às necessidades de liquidez do mercado. Reduziremos os custos de produção", prometeu o primeiro-ministro.

Durante todo o ano, a inflação veio oscilando entre o 9,5% de janeiro e o 11,8% de abril, taxas claramente superiores aos mínimos e máximos do ano passado, entre 6,5% e 9,2%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos