Bolsas

Câmbio

Banco Central turco intervém no mercado para conter queda da lira

Istambul, 6 nov (EFE).- O Banco Central da Turquia ativou um mecanismo para injetar US$ 1,4 bilhão no sistema financeiro do país com o objetivo de deter a recente queda da lira turca frente ao dólar.

O banco emissor anunciou que reduz o limite de reservas de divisas permitidas aos bancos turcos para assim retirar liras do mercado, dar liquidez ao sistema e estabilizar o valor da moeda turca em relação ao dólar.

A medida representa a retirada de uns 5,3 bilhões de liras (US$ 1,4 bilhão) do mercado e proporciona em troca o mesmo valor em dólares aos bancos em liquidez, indicou o Banco Central em comunicado.

O mecanismo de opção de reserva, criado em 2011, determina que porcentagem das reservas financeiras de um banco turco pode estar em divisa estrangeira ou ouro, e daí qual parte deve estar em liras.

"O limite superior para a reserva de divisas se reduziu de 60% a 55%", especifica a nota.

Por meio desta medida, que obriga os bancos a transformar parte de suas reservas financeiras em liras, vendendo divisas estrangeiras, o banco espera frear a queda paulatina da moeda turca.

O anúncio conseguiu estabilizar momentaneamente a moeda turca, que horas depois cotava a 3,85 liras por dólar, depois de estar desde sexta-feira em 3,88 liras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos