ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Ministro eslovaco diz que pretende se candidatar à presidência do Eurogrupo

06/11/2017 16h58

Bruxelas, 6 nov (EFE).- O ministro de Finanças da Eslováquia, Peter Kazimir, expressou nesta segunda-feira seu interesse em se candidatar para substituir o holandês Jeroen Dijsselbloem na presidência do Eurogrupo, fórum que reúne os titulares de Economia e Finanças da zona do euro, quando este deixar o cargo em janeiro de 2018.

"É um trabalho muito importante e estou interessado em me candidatar a este cargo", disse o político socialista ao chegar à reunião de ministros realizada em Bruxelas.

A eleição do substituto do já ex-ministro de Finanças da Holanda vai acontecer no Eurogrupo no próximo 4 de dezembro, e os titulares de Finanças da zona do euro poderão apresentar oficialmente suas candidaturas a partir de 20 de novembro.

Nesse sentido, Kazimir afirmou que não é candidato "ainda", já que devem acontecer negociações dentro do Partido Socialista Europeu, do qual faz parte.

"A unidade interna e o acordo são de grande valor para mim. Falaremos dos perfis do futuro presidente do Eurogrupo, já que isso ainda é uma questão aberta", disse o ministro eslovaco, que lembrou que nos últimos meses se falou inclusive em criar uma presidência permanente do Eurogrupo.

Além de Kazimir, até o momento mostraram interesse no cargo os ministros de Finanças de Luxemburgo e Portugal, o liberal Pierre Gramegna e o socialista Mario Centeno, respectivamente, segundo veículos de imprensa locais.

Mais Economia