RSF critica possível deslocamento de conteúdos jornalísticos no Facebook
Paris, 7 nov (EFE).- A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) manifestou nesta terça-feira sua inquietação pelo teste realizado pelo Facebook em seis países e que desloca os conteúdos jornalísticos dos principais tópicos para a barra "explorar" se estes não forem patrocinados.
"Este dispositivo reforça uma distribuição discriminatória dos conteúdos jornalísticos que põe em perigo a vitalidade do jornalismo", denunciou em comunicado o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire.
Até agora e desde meados de outubro, o Facebook testou essa mudança na Bolívia, Camboja, Eslováquia, Guatemala, Sérvia e Sri Lanka.
Deloire destacou que levando em conta "a importância que adquiriram as redes sociais para o acesso aos veículos de informação, seria perigoso que o jornalismo fosse relegado no Facebook ".
Por isso, a organização de defesa dos profissionais da informação pediu a essa companhia "mais responsabilidade" e se queixou das condições nas quais realiza este teste, em particular "a ausência de transparência".
A RSF ressaltou que as atuações do gigante de internet "podem ter um impacto sobre a democracia e a liberdade de imprensa", e a esse respeito afirmou que alguns lugares constataram uma queda na audiências após o início destes testes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso