Uruguai destaca papel da Alemanha como aliado em negociação com a UE

Montevidéu, 7 nov (EFE).- O Uruguai destacou o papel da Alemanha como "indiscutível aliado" nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia (UE) para a assinatura de um Tratado de Livre-comércio (TLC) entre os blocos, disse nesta terça-feira o ministro de Economia uruguaio, Danilo Astori.

"Para o Mercosul não há neste momento prioridade maior, mais profunda, mais clara, que o nosso acordo com a Europa, para o qual estamos trabalhando intensamente há tanto tempo", afirmou o ministro, que disse que nunca se esteve tão próximo de um acordo como agora.

Astori participou do encontro "Investimento estrangeiro da Alemanha", realizado nesta terça-feira na embaixada alemã no Uruguai e que contou com a presença de autoridades do governo uruguaio e representantes de empresas alemãs.

"Esta é a casa que representa a um dos países da Europa que trabalhou com maior intensidade e maior abertura por este acordo, a Alemanha é um indiscutível aliado neste processo que, quando for escrita a história deste acordo, terá que ser destacada especialmente", disse o ministro uruguaio.

"As primeiras reuniões buscando essa ideia nasceram em 1995 em Madri, e desde então viemos buscando alcançar esta meta, com relação à qual nunca estivemos tão perto como agora", acrescentou.

Além disso, Astori disse em entrevista que o TLC é a prioridade para o Mercosul neste momento e que em breve serão realizados encontros tanto na América como na Europa para examinar as propostas apresentadas.

Segundo o ministro, o possível acordo pode ajudar a superar "problemas internos" no Mercosul, já que o avanço das negociações permitirá que os problemas fiquem em "segundo plano" e seja dada ênfase nos intercâmbios entre os blocos.

"A primeira prioridade é a Europa, mas não é a única. O Mercosul teria que convergir quase totalmente na medida do possível e de forma rápida para a Aliança do Pacífico também, integrada por países com os quais temos acordos de livre-comércio praticamente com todos", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos