Bolsas

Câmbio

Greve em apoio à independência causa congestionamentos na Catalunha

Barcelona (Espanha), 8 nov (EFE).- As principais estradas da região da Catalunha apresentam congestionamentos por conta de uma greve geral convocada pelo sindicato Intersindical-CSC, que conta com o apoio de associações independentistas.

Além das estradas da Catalunha, manifestantes também provocaram interrupções no tráfego e congestionamentos na cidade de Barcelona, onde grupos bloquearam a calçada, o que causou momentos de tensão com alguns motoristas.

Os dois sindicatos majoritários na Espanha, CCOO e UGT, se distanciaram desta convocação de greve geral.

O transporte público de Barcelona funciona com normalidade, com exceção de alguns lances da linha ferroviária, nos quais várias pessoas invadiram as vias.

A Catalunha realizou um referendo independentista em 1 de outubro, não autorizado pela Justiça espanhola, no qual a maioria da população votou para se separar da Espanha e como resultado o Parlamento autônomo declarou a independência no dia 27 do mesmo mês.

O Governo espanhol dissolveu a Câmara, convocou eleições regionais para 21 de dezembro e destituiu o Gabinete catalão, sendo que alguns membros, acusados pela Justiça de rebelião e insurreição, foram presos, enquanto outros estão na Bélgica à espera da extradição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos