Acordo comercial entre Mercosul e UE pode ser concluído até o final do ano

Brasília, 10 nov (EFE).- Os chanceleres do Mercosul se reuniram nesta sexta-feira em Brasília com o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, para aproximar posturas nas negociações sobre o acordo comercial que ambas as partes negociam há duas décadas.

Katainen se reuniu na capital com os chanceleres do Brasil, Aloysio Nunes; da Argentina, Jorge Faurie; do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa; e com o vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Luis Ávalos.

Ao término do encontro, ambas as partes concordaram na importância de avançar nas negociações com o objetivo de alcançar um acordo antes do final do ano, embora tenham admitido que a reta final das conversas não está isenta de obstáculos.

"Quanto mais perto estamos do final do processo negociador, mais difíceis tornam-se os temas a discutir. Daí surge a importância do componente político, que acrescenta tanto valor ao processo de negociação", disse Katainen.

O chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, explicou que o Mercosul apresentou à UE um pacote de medidas com "quantidades e regras".

"Se tivermos um sinal positivo da UE, como espero que tenhamos, poderemos acelerar as negociações e concluí-las no final do ano", afirmou.

"O Mercosul se move", disse o chanceler do Brasil, país que ocupa a presidência rotativa do bloco sul-americano.

O titular argentino de Relações Exteriores, Jorge Faurie, também destacou que um acordo neste ano constituiria "um sinal extremamente forte para o Mercosul, para a UE e também para o mundo em geral".

O uruguaio Rodolfo Nin Novoa insistiu que, além de regras, números e listas, "também temos que falar de comércio justo. O comércio tem que satisfazer as expectativas que temos há mais de 20 anos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos