Bolsas

Câmbio

Alibaba dá início ao Dia do Solteiro, com expectativa de quebrar recordes

Xangai (China), 10 nov (EFE).- À meia-noite em ponto no horário da China, o gigante do comércio eletrônico Alibaba deu início ao Dia do Solteiro, data em que acontece a maior quantidade de vendas online do ano e quando a companhia chinesa espera bater todos os recordes.

Só na primeira hora, mais de US$ 8,5 bilhões foram vendidos. Na primeira hora do ano passado, o valor alcançado tinha sido de US$ 5,2 bilhões, por isso tudo indica que os números serão superados. Milhares de chineses esperavam ansiosamente o horário chegar para poder começar a comprar tudo aquilo que estão há semanas acumulando no carrinho virtual.

O Dia do Solteiro ou 11/11, é uma verdadeira sensação na China e há anos se transformou na data que mais registra vendas online no mundo todo. As vendas desse dia são 2,5 vezes maiores do que o total da "Black Friday" ou o "Cyber Monday" juntos, quando o comércio nos Estados Unidos lança as suas ofertas.

A contagem regressiva começou poucos minutos depois do final de uma enorme festa em Xangai, na região oeste da China, na qual pessoalidades como a atriz Nicole Kidman incentivaram aos chineses a participar da grande data. A atriz apresentou o trailer de um curta sobre artes marciais no qual o excêntrico Jack Ma, fundador do Alibaba e um dos homens mais ricos da China, estreia como ator. Após a exibição do filme, que estreia hoje, o empresário apareceu no palco, com outros atores, todos vestidos com trajes tradicionais.

Também participaram da festa a modelo brasileira da Victoria's Secret Lais Ribeiro, a tenista russa Maria Sharapova, o ex-jogador português de futebol Luis Figo, o cantor americano Pharrell Williams.

O objetivo deste ano é bater o número do ano passado e superar os US$ 17,8 milhões vendidos em apenas um dia através de portais como Tmall e Taobao. Nesta edição 140 mil marcas (60 mil internacionais) oferecerão mais de 15 milhões de produtos, além das promoções do Aliexpress, a versão internacional com a qual o grupo trabalha em países como o Brasil.

O evento, que surgiu em 2009, com a participação de apenas 27 marcas, registrou no ano passado uma participação de mais de 100 mil lojas. Ao todo, a Cainiao, a empresa de entregas pertencente ao grupo, processou 657 milhões pedidos e chegou a registrar 175 mil ordens por segundo.

Segundo disse poucas horas antes do início do evento o vice-presidente executivo da companhia, Joseph Tsai, esse é o dia mais importante do mundo para o comércio e "um grande evento para a economia da China".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos