IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Espanha comunica caso de vaca louca à OIE

27/11/2017 19h54

Paris, 27 nov (EFE).- O governo da Espanha notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (conhecida pela sigla OIE) sobre a ocorrência de um caso "atípico" de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), também conhecida popularmente como doença da vaca louca.

Segundo informou nesta segunda-feira a OIE, cuja sede fica em Paris, o caso foi detectado na província de Salamanca no mês de novembro e a situação já foi "resolvida".

A informação que foi transmitida à OIE pelo Ministério da Agricultura da Espanha, detalha que o animal já foi sacrificado e explica que a doença foi detectada em 10 de novembro em uma fazenda situada em Salamanca, a poucos quilômetros da fronteira portuguesa.

"A amostra foi conseguida através do programa nacional de vigilância de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs, amostragem de animais mortos e não sacrificados para o consumo humano maiores de 48 meses de idade). O animal da raça denominada conjunto mestiço, fêmea, nasceu em 14 de junho de 1999", indicou o relatório da OIE.

O órgão esclareceu que a situação está "resolvida" e explicou que o teste positivo foi detectado entre uma amostragem de 213 animais suspeitos.