IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia dos EUA cresceu a um ritmo de 3,3% no terceiro trimestre

29/11/2017 13h36

Washington, 29 nov (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,3% no terceiro trimestre de 2017, acima do cálculo prévio de 3% e o que representa o maior registro em três anos, informou nesta quarta-feira o governo americano.

O Departamento de Comércio dos EUA publicou o segundo dos seus três cálculos sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) entre julho e setembro.

Trata-se do maior ritmo de crescimento da economia americana desde o terceiro trimestre de 2014.

O número supera as estimativas dos analistas, que tinham antecipado 3,2% de expansão, e o 3,1% registrado no segundo trimestre do ano.

O dado veio impulsionado pelo auge na despesa dos consumidores, que representa dois terços da atividade econômica, e cresceu 2,3%; assim como o investimento empresarial, que aumentou 4,7%.

Este bom dado econômico sustenta a possibilidade de um aumento das taxas de juros nos EUA por parte do Federal Reserve (Fed, banco central americano), atualmente no patamar de entre 1% e 1,25%, em sua última reunião do ano, em meados de dezembro.

O presidente Donald Trump chegou em janeiro à Casa Branca com a promessa de conseguir um crescimento anual superior a 3% sustentado por um ambicioso plano que representaria a maior reforma tributária do país em várias décadas e cortaria os impostos sobre empresas e muitos americanos.

O plano já foi aprovado na Câmara dos Representantes, mas está sendo discutido atualmente no Senado, onde enfrenta obstáculos e tem ainda um futuro incerto.